"Aqui posso ser eu mesmo", "Sinto que sou importante para essa empresa"

São frases REAIS!


Sim, coletamos estas e muitas outras citações de pessoas que relatam como é a experiência de trabalhar em uma empresa ou time, em que sentem que são ESCUTADAS.


Quando sentimos a ESCUTA ATENTA e presente acontecendo conosco, estas frases acima surgem na nossa vida.


Lembre-se dos momentos em que sentiu-se assim.

Lembre-se das conversas em que você sentiu que prestaram atenção na tua opinião.

Lembre-se das pessoas que melhor fazem isso contigo.


Agora imagine TRABALHAR em um lugar assim! Imagine todos os dias ir até este lugar para crescer, aprender e avançar como ser humano e profissional.

Imagine um lugar em que você sinta que PERTENCE, que é IMPORTANTE e que sente REALIZAÇÃO em fazer o que faz.


E saiba, é possível!


Sim, se você quer estar em um lugar melhor, anote as dicas abaixo:


  1. Invista em autoconhecimento

  2. Pare de reclamar

  3. Treine perguntar

  4. Escute atentamente

.

Ao investir em autoconhecimento você estará buscando a sua melhor versão. Quem é a pessoa que realmente você é? Aprenda a descobrir respostas a essa pergunta e a identificar quais pontos você deve fortalecer e quais deve mitigar ou eliminar de sua prática diária.


Quem reclama só atrai para si a "nuvem negra" dos problemas, observe que a palavra reclamar, vem de clamar novamente, ou seja, está pedindo para que isso torne a acontecer contigo. Habitue-se a descobrir o que pode aprender com que está te ferindo ou incomodando. Mude a frequência e tudo mudará ao redor.


Pergunte mais! Há pessoas que têm respostas para tudo e assim afastam as outras. Pessoas que sabem perguntar criam ambientes mais inclusivos e cheios de oportunidades. Um local onde as perguntas são produzidas é um ambiente repleto de sensação de utilidade e de crescimento.


Escutar atentamente é uma atividade que merece treino constante. Não se trata de escuta ativa, pois se está escutando já há atividade, mas de atenta, pois é um quadro muito mais completo e qualificado de atenção em direção às demais pessoas com quem você estiver conversando. Uma escuta atenta é uma escuta presente. Assista nosso vídeo do Manifesto Escutosfera para conhecer o que é que acreditamos.


E lembre-se: "Seja você a mudança que quer ver no mundo!"


Se quer um local saudável para trabalhar, a pergunta a se fazer é:


O que é que você tem feito para contribuir para que este seja o melhor lugar para você e para todos os demais trabalharem?


Faz sentido isso?



Na minha palestra no TEDx você vai encontrar um pouco destas provocações também.