Liderar além da Hierarquia

Acredito e defendo que Liderança é ciência, precisa ser realizada com preparo adequado, responsável e equilibrado. Creio que quem se aventura a conduzir um grupo de pessoas e que pouco ou nada investe em aprender sobre liderança, atua de forma irresponsável. Para mim é como um condutor sem habilitação para dirigir.


O sujeito aprende com um amigo como movimentar os pés no pedal da embreagem, freio e acelerador, manusear o câmbio e direcionar o volante já se acha motorista, sai por aí causando verdadeiras barbaridades no trânsito. Você entraria em um ônibus, por exemplo, se soubesse que a pessoa que está ao volante pouco investiu no seu preparo para levar tantas vidas em seu veículo?


Tenho certeza que não, então por que é que aceita estar em equipe onde a liderança é despreparada? São vidas também sendo guiadas! Empresários, chefes, gerentes, supervisores... as nomenclaturas não definem se há realmente liderança lá.


Para liderar verdadeiros TIMES, e conquistar com eles a ALTA PERFORMANCE, exige preparo equilibrado e organizado de quem lidera, ou seja, é preciso dedicação e esforço, observação, experimentação, testes, ensaios, validação... enfim, ciência!


Sim, é possível utilizar práticas de sucesso, experimentá-las e trazer análises mais coerentes, que considerem contexto, cultura da organização, momento histórico, estilo de liderança, mercado, visão de futuro e acima de tudo, valores! Sim, liderança é uma prancha que serve para surfar no oceano dos Valores.


Não se monta um time ao acaso. Se você pensa que montar um empreendimento é buscar uma pessoa ali e outra acolá, isso é uma tragédia com data marcada. Montar um time é uma arte, saber identificar a pessoa certa para o lugar certo exige preparo emocional e intelectual vigorosos em quem lidera. Você está investindo nisso?


Líderes de alta performance, pensam grande para conseguir fazer pequeno, já dizia um dos melhores professores que tive, Pedro Mandelli. Em meus cursos costumo provocar meus alunos a pensar grande: "O perigo não é pensar grande e errar. Perigoso mesmo é pensar pequeno e acertar!"


Liderar pensando pequeno você só atingirá resultados medíocres! E quem contrata uma liderança assim? Você contrataria? Fizemos um vídeo com um e-book para discutir algo sobre isso. Nele apresento 03 motivos porque uma equipe sofre para dar resultados.


Sua equipe existe porque é impossível fazer tudo sozinho e tua função na liderança é apoiar para que possam efetivamente entregar o máximo de seu potencial. Não espere unir tua equipe fazendo churrascos. Teus exemplos diários é que mostrarão se vale a pena te seguir.


Você é uma liderança que vale a pena ser seguida?


Termino este artigo com mais uma provocação:

"Um gerente fraco com equipe forte é forte. Um gerente forte com equipe fraca é fraco. Um gerente fraco com com equipe fraca, não é nada!" (Pedro Mandelli)


Deixe nos comentários, quais aspectos da ciência da liderança você tem investido recentemente e quais você já percebeu que precisa aprender mais.