Como vencer a dispersão?

Atualizado: Fev 13

Olá!


Quantas e quantas vezes você tentou contar algo a alguém e saiu sentindo que seu tempo foi perdido? Seja porque a pessoa ficou descaradamente olhando no celular ou estava somente de corpo presente, mas quase nem prestou atenção no que você disse.


Pessoas que estão vivas, mas suas almas em outro local, algo como se mortos-vivos fossem. Essa é a analogia do conceito da dispersão. Convivemos com espécies de “zumbis”, mortos-vivos que só se locomovem sem sentido, muitas vezes perdidos sem direção.


Saiba, você não está lendo uma sinopse de filme de suspense ou terror, pois estamos vivendo isso. Observe nas empresas, pessoas “cambaleantes” dispersas dentro de salas de reuniões, entram e saem sem saber o que dizer ou como argumentar. Gestores “cambaleantes” dispersos diante de suas equipes, já que não conseguem traduzir propósito ou estratégia corporativa aos seus times, que por sua vez, cambaleiam dispersos diante de clientes, fornecedores e comunidade…



Dispersão é uma doença, e grave! A febre por encontrar tempo para cumprir agendas cheias de compromissos sem propósito, fortalecem esse modelo cambaleante e sem sentido.


E afinal, como vencer a dispersão?


Listei aqui algumas provocações (fique à vontade para aumentar essa lista):


  1. Defina seu propósito de vida. Enquanto você não tiver claro os teus “porquês”, viverá refém dos “comos” está vivendo sua vida. Quem tem um porquê, suporta qualquer como, ou seja, entende o motivo do que está fazendo o que faz. Faz porquê é um passo necessário ao seu objetivo maior. Quanto mais alguém reclama de algo que faz menos está conectada ao propósito. Reclamações são criados dentro de casa!

  2. Jamais tire os olhos da linha de chegada. Ao definir suas metas de vida, desdobre-as em ações, dados, duração, custos, investimento necessário, etc. E, jamais tire os olhos desta imagem. Recomendo que escreva e afixe em local visível a você todos os dias.

  3. Mantenha disciplina. Virtude de fazer o que precisa ser feito, quando precisa ser feito, do jeito que precisa ser feito. Nada mais, nada menos que isso! Ter disciplina é ter verdade em sua palavra e cumprir seus compromissos consigo mesmo.

Quais dos elementos acima você já conseguiu incluir na sua vida? Na nossa Revolução pela Escuta acreditamos que temos que lutar contra a dispersão, que podemos provocar as mudanças reais através da presença, da liderança que realmente importa!


Faz sentido isso?