Time de Alta Perfomance

Time de Alta Performance

Você já deve ter lido, escutado ou até pronunciado este título em algum momento. Mas já parou para pensar no significado dessas palavras?

Acreditamos no poder das palavras e, por este motivo, temos especial apreço em conhecer a história delas, quais sinais estão implícitos e explícitos, como funciona a energia que as palavras emitem ao serem utilizadas.

No título desse artigo estão quatro: TIME, DE, ALTA, PERFORMANCE

Então, vamos lá, segundo o que pesquisamos:

“TIME”

do Inglês "TEAM", na origem vem de:

conjunto de animais unidos entre si, por uma canga ou cordas.”

Depois se aplicou a:

grupo de pessoas agindo com a mesma finalidade”.

“EQUIPE”

do Francês "ÉQUIPER”

“ajeitar, colocar em plena capacidade”

do antigo Francês "ESQUIPER"

“aparelhar um navio”,


provavelmente do antigo Norueguês “SKIPA”, de mesmo significado, de SKIP, “navio”. Naturalmente o verbo equipar vem daí.

“DE”

Língua portuguesa

neste caso é uma preposição, ou seja, palavra que têm a função de ligar e subordinar duas outras palavras.

“ALTA”

é um adjetivo e substantivo feminino do latim altus.a.um

mais elevado que a maioria

“PERFORMANCE”

é um substantivo feminino com origem no inglês

realização, feito, façanha ou desempenho

Vem do verbo em inglês "to perform"

realizar, completar, executar ou efetivar

Quando conhecemos mais sobre a história de alguém, passamos a entender melhor os motivos e ações dessa pessoa. O mesmo ocorre com as palavras, passamos até a respeitá-las mais conhecendo sua origem.


Descobrimos que a palavra "TIME" que já foi utilizada para dar significado a animais unidos por cordas, por exemplo, evoluiu e hoje, é utilizada para mostrar que pessoas podem estar unidas, não por cordas, mas por ideais.

Você observou que a palavra EQUIPE, tem mais a ver com equipamentos, aparelhamento... algo mais processual e instrumental do que humanizado.

A palavra DE aqui tem função de ligação e portanto conexão para a próxima palavra ALTA, que neste caso indica a forma com que comparamos a palavra PERFORMANCE, que indica realização, feito, façanha, algo efetivo, executado, realizado.


Sendo assim, um "Time de Alta Performance" poderia ser interpretado como:


"conjunto de pessoas unidas ou ligadas por um ideal e que, por este motivo, conseguem realizar façanhas mais elevadas que a maioria das outras"

Um time de alta performance é algo extraordinário! É uma reunião deliberada de indivíduos que se conectam, uns aos outros, por meio de um senso de pertencimento, realização e de profundo significado. Pessoas que estão em um time de alta performante, sentem uma forte e contínua ligação entre si. Possui senso de responsabilidade compartilhada, vivem os mesmos valores, apoiam-se mutuamente e celebram juntos as conquistas, por este motivo, sentem realização no que fazem.


Conviver em um time de alta performance é experiência das mais energizantes e revigorantes que existem. É algo como se uma pessoa sentisse o que a outra sente, seu nível de empatia é elevado e todos observam juntos os desafios e os enfrentam coletivamente.



A Escuta proporciona isso! Pessoas que estão em times de alta performance, sentem-se escutadas, valorizadas e importantes. Líderes que aprendem a praticar a Escuta Atenta dentro de seus times, observam fenômenos impressionantes de engajamento, comprometimento e valorização nos participantes.


Você já sentiu isso alguma vez? Sua família pode ser chamada assim?


Fizemos um e-book que mostra informações sobre como a postura de quem lidera influencia na formação do verdadeiro time de alta performance. Clique aqui para conhecer mais.


Fonte:

https://www.significados.com.br/performance/

https://www.dicio.com.br/performance/

https://origemdapalavra.com.br/palavras/time/

https://origemdapalavra.com.br/palavras/alta/

Imagem Pixabay